terça-feira, 18 de outubro de 2011

RESENHA: O Motivo - Patrick Ness (Nanie's World)

Olá queridos!
Mais uma resenha de O Motivo, escrita pela Nauane do blog Nanie's World:




Título: O Motivo
Título Original: The Knife of Never Letting Go
Autor: Patrick Ness
Tradutor: Marcelle Barros Soares
Editora: Pandorga
Ano da Edição: 2011
Ano Original de Publicação: 2008
Nº de Páginas: 437
Comprar Online: Saraiva
Série: Mundo em Caos - Vol. 1


Sobre o livro:
Todd Hewitt é apenas um garoto de doze anos. Mas daqui a um mês ele completará treze - o que significa que será, finalmente, um homem!
Como o último garoto de Prentissburgo, ele já não tem mais amigos - nenhum dos homens quer ser amigo de um garoto. E não há muito o que se fazer sozinho, além, é claro de todas as obrigações na fazenda - onde ele vive com Ben e Cillian.
Não há mulheres em Prentissburgo - elas morreram quando os Spackles liberaram o vírus durante a guerra.
Ops... me adiantei.
Prentissburgo fica no Novo Mundo. E quando os humanos chegaram aqui - já havia alguém - os Spackles. E, então, os humanos tiveram que lutar contra os terríveis Spackles. E esses monstros criaram um vírus - um vírus que matou todas as mulheres do Novo Mundo. E não apenas isso, o vírus também fez com que o pensamento dos homens pudesse ser ouvido. E assim, Todd viveu toda a sua vida compartilhando seus pensamentos e escutando os pensamentos dos demais homens - o barulho que eles chamam de Ruído.
Essa é a vida de Todd e essa é a verdade que ele conhece.
"Não existe o silêncio. Nem aqui, nem em nenhum outro lugar. Nem quando você está dormindo, nem quando está sozinho, nunca."
Até aquele dia no pântano - quando ele encontra um vazio. Um espaço que não tem Ruído algum - nem de homem, nem de objetos, nem de nada. Um vazio completo.
Não deveria existir um vazio.
A verdade que Todd sempre conheceu não era realmente a verdade. E agora ele terá que fugir para salvar a sua vida.

O que eu achei do livro:
Esse é um livro impressionante!
"Se você acreditava que não existia nada realmente original na área de ficção especulativa, especialmente com relação à literatura juvenil, este livro lhe fará rir, chorar, vibrar e, posso garantir, devorá-lo em pouco tempo." - nota do editor
Patrick Ness é um verdadeiro artista! Utiliza uma linguagem simples, porém completamente diferente de tudo o mais que eu já li na vida. Ele escreve de uma maneira que tenta passar a impressão de estamos escutando os pensamentos de Todd - que não é um menino com grande nível educacional. Ele consegue fazer com que realmente consigamos sentir como se estivéssemos dentro da cabeça de Todd. As cenas de ação são as melhoras - porque não há ponto, só muitas vírgulas e "e"s. É impressionante a maneira como o autor consegue conduzir sua narrativa - fazendo com que a leitura seja bastante diferente, mas ainda assim muito agradável!

"A gente arruma as sacolas rapidamente. A gente consegue se esconder no meio de algumas árvores entre a estrada e o rio. A gente não se atreve a atravessar a estrada e, com o rio atrás da gente, um monte de gravetos caídos é o melhor que a gente vai conseguir para se esconder. A gente junta nossas coisas e se agacha atrás das árvores."
Esse parágrafo nos dá uma ideia de como é a narrativa que o autor impõe - graciosa! Mas em cenas de ação mais forte, que eu não ousei transcrever para não estragar a surpresa - essa narrativa fica ainda mais dinâmica, ainda mais realista. Quase suamos junto com o personagem - de medo, apreensão e cansaço físico. Este é um daqueles livros que conseguem realmente nos transportar para a pele do personagem, nos fazendo viver cada passagem como se fôssemos os protagonistas.
Todo o mundo criado por Patrick Ness também é incrível - inovador, surpreendente, assustador! E como vemos a história do ponto de vista de Todd, que não teve uma educação adequada, não sabemos grandes coisas sobre esse lugar. E vamos descobrindo aos pouquinhos, junto com o protagonista!
O livro foi nota dez até o penúltimo capítulo - bom além do imaginável. Mas o último capítulo é tão surpreendente, cruel, realista e detestável que eu não consegui manter a nota dez, em protesto. O único ponto negativo do livro é que ele não tem um fim definido - é daquele tipo de série que você quase morre para ter logo a continuação em mãos. Portanto, espero que a Pandorga não demore para lançar o próximo volume - porque eu preciso mesmo.
Aliás, falando da editora, acho importante salientar o belíssimo trabalho feito nesse livro! Adorei a forma como foi feita a tradução - tentando, ao máximo, manter a essência da narrativa do autor. A revisão está muito boa também. Só não entendo essa capa e o título. O título não tem nenhuma ligação com a história - ok, tem alguma ligação, mas não tanto quanto no caso do título original (difícil de ser traduzido, eu entendo, mas poderia ser adaptado). A capa é um caso a parte. Poderia ser excelente, mas não se encaixa com a proposta do livro. Não concordo que o livro seja um YA, acho que ele está mais para infanto-juvenil (na faixa dos 13-15 anos, talvez). E para qualquer um dos dois públicos, a capa simplesmente não encaixa. Com o título pouco instigante e a capa indo pelo mesmo caminho, esse é um livro que dificilmente me chamaria a atenção ao passar por uma livraria. O que é uma pena - porque a história é maravilhosa e precisa ser lida. A capa original, entretanto, é muito melhor - contém elementos preciosos da história, como a faca e o Ruído (clique aqui para ver essa capa). Espero que numa segunda edição a editora troque a capa - porque o livro merece algo melhor, que chame mais atenção do seu público!
Uma leitura inovadora, diferente, ganhadora de vários títulos e super agradável, O Motivo é maravilhoso!

Post na Íntegra

1 opiniões:

Bruno Brito Andrade disse...

Ah, tem resenha desse livro lá no Livros em Pauta (que também é parceiro da editora) - http://livrosempauta.blogspot.com/2011/10/resenha-o-motivo-mundo-em-caos-1.html

Postar um comentário