domingo, 11 de dezembro de 2011

RESENHA: Cante para eu Dormir - Angela Morrison (Amigo do Livro)

Resenha de Cante para eu Dormir que saiu no blog Amigo do Livro:






O livro conta a história de Beth, uma garota que sofre bullying e passa toda sua infância sendo rejeitada por sua aparência. As únicas pessoas a aceitá-la são sua mãe e seu melhor amigo, Scott. Mas tudo isso fica para trás quando ela é convidada para ser a solista do coro de meninas de Ann Arbor e recebe a transformação que lhe dará a oportunidade de conhecer um amor que vai além de tudo, até mesmo da própria vida. Derek é tão lindo, tão doce, tão fantástico que Beth acha que não o merece, mas quer experimentar, mesmo os dois estando distantes. Porém, existem segredos não revelados entre eles.



Cante para eu Dormir, por si só, já é um livro que nos toca profundamente. Mas, a partir da hora em que adquirimos o conhecimento de que a história e os personagens foram parcialmente baseados em uma experiência real, a leitura ganha uma força emocional inexplicável.

A História ...
Devido ao seu modo desengonçado de andar, devido às pequenas erupções na pele de sua face, Beth é uma garota triste, quase não tem amigos, o único é o Scott, e até foi nomeada como “A Fera” pelas pessoas que a rodeiam. Quanto mais ela ouvia esses insultos, mas foi acreditando que ela realmente podia ser essa criatura desprezível.

Mas, tinha algo de que ela gostava e que pelo menos a fazia tentar esquecer um pouco sua realidade: cantar. Ela participava de um coral ainda não muito reconhecido e tinha uma linda voz. Por conta disso, é convidada para ser solista do seu grupo, que é uma posição de respeito e muito importante. Entretanto, ela precisará passar por uma transformação para ficar com uma aparência um pouco mais aceitável nas apresentações que virão acontecer. O que ela desconhecia era que essa transformação não seria só exterior. Ela iria mudar radicalmente, para sempre.

Passa-se um tempo ...

Suíça. Esse é o lugar para qual Beth e seu coro viajaram e é onde estão concorrendo com vários corais para tentar ganhar um pouco mais de reconhecimento. Mas, em um desses corais, canta um garoto chamadoDerek, que a primeira vista, reconhece Beth como “A Bela”, deixando-a sem ar. A Paixão acontece desfreadamente.

É então quando tudo começa a acontecer. Beth descobre sentimentos até então desconhecidos de pessoas próximas e grandes segredos que podem causar uma tragédia.


Nuca tinha lido nada da Angela Morrison, mas afirmo que foi uma grande surpresa para mim me deparar com uma escrita sutil e delicada, proporcionando uma leitura leve e deliciosa.

Como eu já tinha dito lá no início, a história não é totalmente verdadeira, é apenas baseada em alguns fatos que aconteceram. Mas, durante a leitura, tive a impressão de estar lendo um relato de alguém que viveu aquela experiência durante um longo período de tempo. Isso pôde acontecer graças à incrível e notável capacidade da autora conseguir colocar realidade em um livro fictício, transformando o em uma história aparentemente verídica.

Com um grande aperto no coração, digo que a história possui uma pequena porcentagem de previsibilidade. Isso acontece logo depois de chegarmos ao meio do livro, ou seja, a história continua, mas é inegável dizer que, dentro de nossas cabeças, já se está formulando o final da história. No entanto, também não se pode negar que, mesmo sabendo que o final será mais ou menos daquele jeito, a emoção acontece e as lágrimas afloram no canto dos olhos.

Resumindo: Cante para eu Dormir é um livro, em partes, previsível, mas que mesmo assim, encanta, emociona e soa como uma linda música. Vai ficar para sempre.

- Cante para mim, Beth.
- Meu solo?
- Está na gaveta – ele fecha os olhos – Cante para eu dormir.

Canto sua música várias vezes, desejando encontrar algum tipo de significado à altura desta melodia tão delicada, tão cheia de vida e amor. Tenho medo de parar de cantar.

Cante para eu Dormir – Página 336





0 opiniões:

Postar um comentário