quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

RESENHA: O Motivo - Patrick Ness (Livros e Blá Bla Blá)

Olá!
Mais uma bela resenha de O Motivo do blog:




Mundo em Caos #1
Autor: Patrick Ness
Editora: Pandorga
Número de páginas: 437
Avaliação:   + Bônus
(Skoob

Todd Hewitt tem doze anos e mora em Prentissburgo. Dentro de um mês, quando completar treze anos deixará de ser um garoto e se tornará um homem. Ele é o último garoto em sua cidade.

“Nenhum garoto conversa com outro garoto quando completa treze anos.”
Prentissburgo é uma cidadezinha bem diferente.Lá só existem homens, os animais podem falar e todos ouvem os pensamentos uns dos outros através do que chamam de Ruído. 
O Ruído começou quando os humanos colonizadores invadiram o Novo Mundo. Neste lugar existiam os Spackles (alienígenas moradores daquele planeta), durante a guerra, antes de serem liquidados, os Spackles liberaram um vírus que matou todas as mulheres e liberou o Ruído.
"Não existe o silêncio. Nem aqui, nem em nenhum outro lugar. Nem quando você está dormindo, nem quando está sozinho, nunca."

Tudo que Todd sabe é que as coisas são diferentes após se tornar um homem, e ele conta os dias para isso acontecer. As únicas pessoas em que Todd confia são seus “pais adotivos” Ben Cillian e seu fiel cachorro Manchee.
No entanto, em um passeio no Pântano Todd descobre um silêncio, um completo vazio sem Ruído algum. O que de acordo com as pessoas de sua cidade seria totalmente impossível. O vazio vem de uma garota – a primeira garota que Todd conheceu em toda a sua vida.
O garoto percebe então que Prentissburgo esconde mais segredos do que ele possa imaginar. Todd precisa fugir. Junto com seu cachorro Manchee e a misteriosa garota - Viola, ele irá em busca de respostas e de segurança, antes que seja tarde demais.

O Motivo é o melhor livro que li em 2012 até agora. Terminei a leitura com um misto de emoções difíceis de serem explicadas.
Foi utilizado o uso coloquial do Português, sendo assim existem várias palavras que podem ser consideradas “erradas”, mas que acrescentaram ainda mais beleza à obra. Afinal de contas o livro é narrado em primeira pessoa por Todd, que é semianalfabeto já que em sua cidade eram proibidos livros e aulas de leitura.
Eu me senti constantemente na pele de Todd, Viola e Manchee. A leitura é ágil, fluída e muito intensa. Em um dado momento eu tive que fechar o livro, respirar fundo e conter as lágrimas que insistiam em cair.
Os personagens são extremamente bem construídos. Além dos protagonistas (incluído o cachorro Manchee, por quem me afeiçoei demais <3), preciso destacar Aaron, o pregador da cidade e um homem totalmente perturbado e com a fé distorcida. Ele vive atormentando a vida de Todd e dando uns tapas no garoto, a maldade flui em cada página onde ele aparece, é aquele personagem por quem tomamos asco quase que imediatamente.
A vida de Todd foi uma completa mentira, fundada em uma infinidade de segredos. Seus medos, suas inseguranças e questionamentos são retratados com maestria. Vamos descobrindo as respostas juntamente com ele.
Apesar de ser um livro juvenil, existe violência, sangue e muito sofrimento. Mas tudo escrito de uma maneira que não nos agride, apenas nos deixa perplexos com a situação. 
Não é também um livro romântico, mas o crescimento da amizade entre Viola e Todd é tão puro, e é exatamente isso que trás leveza ao livro.

“Porque eu vejo Viola olhar para mim enquanto a gente corre com um brilho no rosto e ela continua me pedindo pra ir mais rápido e continua sorrindo e eu penso que a esperança pode ser esta coisa que te puxa pra frente, esta coisa que te faz seguir avançando, mas também é perigosa, dolorosa e arriscada, e está desafiando o mundo e quando é que o mundo alguma vez deixou a gente ganhar um desafio?".

mundo distópico criado por Patrick Ness é brilhante, totalmente inovador e marcante. Juro que não esperava uma história tão intensa e realística.
O Motivo tem apenas um ponto negativo, o final. O final é avassalador, e acaba naquele momento crucial. Não contive um grito indignado de “Como assim acabou?”.
Espero que a Editora Pandorga lance o segundo livro em breve, mal posso esperar para lê-lo.
E falando na editora, preciso destacar o trabalho primoroso, o livro é lindo e a meu ver está muito bem revisado. O único detalhe que não me agrada é a capa. Essa capa, apesar de ser sim muito bonita, não passa de maneira nenhuma o que o livro realmente é. Acho difícil quem irá comprar o livro apenas por ela. Eu mesma, antes de ler algumas resenhas, não tinha interesse no livro (mas agora não me conformo de ter demorado tanto para lê-lo).
O Motivo, que no original se chama The Knife of Never Letting Go é o primeiro livro da trilogia Mundo em Caos (Chaos Walking), o segundo volume The Ask and the Answer e o terceiro Monster of Men, já foram lançados em inglês, mas ainda não há previsão de lançamento no Brasil, infelizmente!

“- O que eu penso é o seguinte – eu digo e a minha voz está mais forte e os pensamentos estão vindo, pensamentos que escorrem no meu Ruído como sussurros da verdade. – Eu acho que talvez todo mundo caia – eu digo. – Acho que talvez todos nós vamos ter que cair. E acho que a questão não é essa.
Eu puxo seus braços gentilmente pra ter certeza de que ela está me ouvindo.
- Acho que a questão é conseguir se levantar de novo.”


Nem preciso dizer que recomendo né? Se você ainda não leu, não perca tempo. LEIA AGORA!

1 opiniões:

Fernanda Souza disse...

Parece ser um livro de tirar o fôlego.
Gosto de livros adolescentes com apelo adulto e essa dose boa de mistério.
Adicionei na minha estante para apreciar um dia.

Beijos
Leitora Incomum

Postar um comentário