quarta-feira, 24 de agosto de 2011

RESENHA: Cante Para Eu Dormir – Angela Morrison (S2 Ler)

Mais uma linda resenha, desta vez do blog S2 Ler, confiram:



Depois de ler muitos livros policiais, de mistério, morte, aventura, etc, me dei um descanso e resolvi que era hora de ler algo mais leve, suave e que mexesse com o emocional. Optei por CANTE PARA EU DORMIR da autora Angela Morrison, Ed. Pandorga.

Quem gosta de romances, desses que fazem a gente chorar enquanto lê o livro e continuar chorando por quase uma hora depois que ele termina, não pode deixar de ler esse livro da Angela.


CANTE PARA EU DORMIR conta a história de Beth, uma garota considerada uma “fera” feia por todos, inclusive por ela mesma. Beth vive com sua mãe, pois seu pai as abandonou, e passa todo seu tempo livre estudando para seus concertos musicais. Beth canta em um coro e nada lhe dá mais alegria na vida que poder fazer parte dele.

Solitária, ela conta com um único amigo, Scott, um nerd que com o passar dos anos se tornou um rapaz muito bonito e cada vez mais agradável. Beth não agüenta mais esconder o que está sentindo, e quando resolve conversar com o amigo sobre isso, é surpreendia por um fato que irá transformar toda sua vida: a solista de seu coro não consegue cantar uma determinada canção, e Beth cantará em seu lugar, na Suíça!

Com o dia do concerto chegando, a mãe da ex-solista e as demais meninas do coro, resolvem que é hora de Beth transformar sua imagem, pois ela não poderia se postar de forma desagradável durante a apresentação do grupo. É a partir desse momento que Beth começa uma mudança radical de visual e também na sua auto-estima.

Na Suíça ela conhece Derek, um garoto que canta em um outro coro, o melhor coro. Derek se apaixona por Beth antes mesmo de conhecê-la pessoalmente, pois já havia ouvido sua voz e a desejado. Beth está passando por um momento difícil. Ela descobre que tem uma doença que a impedirá de ter filhos. Fragilizada, acaba se envolvendo com Derek.

Os dois estão na Suíça e vivem uma grande paixão, mas quando retornam para casa as coisas começam a ficar diferentes, Derek se torna distante e pouco aparece. Beth começa a pressioná-lo para saber o que está acontecendo, mas ele é sempre arredio. Quando ela descobre o segredo que Derek esconde é tarde demais, a decepção e a tristeza a invadem e não há mais como consertar as coisas.

Talvez o enredo de CANTE PARA EU DORMIR soe meio clichê. E é. Sim, todos já lemos sobre uma história parecida (ou partes dela) em algum lugar, nem por isso o livro se torna menos interessante. Pelo contrário, ao começar a leitura você já sabe que vai se emocionar e sabe também que as palavras de Beth, e sua história, o farão chorar.

Confesso que li o livro preparada para as lágrimas, mas me surpreendi com a quantidade delas. Chorei de felicidade quando Beth se tornou a solista da turma e quando ela se transformou. Chorei de tristeza quando seu amigo Scott disse que a preferia antes. Chorei de emoção quando ela encontrou o amor nos braços de Derek. Chorei em partes, muitas partes, que não havia necessidade. E sorri conforme Beth e o mundo ao seu redor foram amadurecendo, conforme pude ver o crescimento interior e exterior da personagem.

CANTE PARA EU DORMIR é um livro sobre transformação e amadurecimento. Transformação física e emocional, e amadurecimento sentimental. Beth conta sua história para nos fazer sentir. Sentir o que ela sentiu, chorar o que ela chorou, sorrir quando ela sorriu. Angela Morrison não escreveu apenas sobre uma personagem que nos emociona, mas sobre uma personagem que ganha vida.  Beth não é a personagem de um livro, é uma garota real que toma conta de nossos sentimentos, e entra em nossas vidas, nos momentos de leitura.

Morrison não criou apenas personagens fascinantes, mas também um enredo que se torna desesperador ao leitor. Conforme as páginas vão passando e o mistério em torno de Derek não vai sendo revelado, e, nem ao menos pistas vão sendo dadas, nos sentimos frustrados e ao mesmo tempo impelidos a fazer suposições sobre o que cerca a vida de Derek. De cretino a drogado, de desajustado a maluco, tudo vai passando nas nossas cabeças sobre quem é Derek e por que ele reage de certa forma a algumas situações.

CANTE PARA EU DORMIR é um livro triste. Mas é lindo, cativante e cheio de emoção. O tipo de livro que te faz entender sobre sentimentos e lhe faz crescer e amadurecer por eles. Um livro para ser realmente sentido, e, mais que isso, um livro para ser chorado.

Confiram o Post na Íntegra

0 opiniões:

Postar um comentário