terça-feira, 16 de agosto de 2011

RESENHA: O Motivo - Patrick Ness (Literalmente Falando)

Olá leitores!
Hoje trago mais uma resenha imperdível, desta vez do livro O Motivo, resenhado pelo blog: Literalmente Falando!



Dizer que esperava muito desse livro é mentira, porque sequer li a sinopse. Quando o encontrei em cima da minha cama, comecei a ler só pela capa. Olhe bem para ela: não dá para imaginar o que se passa no livro apenas olhando-a. Estava precisando de uma surpresa, então li sem saber nada a respeito. O que eu não imaginava é que fosse me surpreender tanto!
"O Motivo" é um enredo de ficção científica diferente de muitas coisas que já li, embora tenha suas similaridades com outros romances do gênero. O livro conta a história de Todd Hewitt, que tem doze anos e se tornará um homem em um mês. Ele é o último garoto do Novo Mundo. Todd mora em Pretisburgo, a última cidade do Novo Mundo e onde os moradores ouvem os pensamentos uns dos outros, os chamados "Ruídos". Mas um silêncio e um buraco nesse Ruído mudam a vida de Todd poucos dias antes dele se tornar um homem. E então, ele percebe que tudo que lhe ensinaram até o momento era mentira.

Lendo a sinopse, pensamos em milhares de histórias juvenis por aí. Esqueça, porque "O Motivo" não se parece com elas. Com uma narrativa ágil e repleta de marcas de oralidade, Patrick Ness nos guia por um mundo completamente diferente, louco e tão parecido com o nosso mundo ao mesmo tempo. O autor praticamente não explica o cenário em que o livro é passado, você começa a compreender o que está havendo no decorrer da leitura e as peças vão se encaixando para caminhar a resolução - e deixando brechas para a continuação, já que esse livro faz parte de uma série.
Apesar da pouca idade do protagonista, não recomendaria para leitores muito jovens. Há uma temática bem pesada no livro, mesmo que você a sinta nas entrelinhas. Crianças de doze anos podem não notar algumas coisas, mas achei genial a forma como o autor retrata algumas cenas sem realmente retratá-las - é meio difícil de explicar sem falar sobre a trama, mas quando você lê, percebe o que acontece.
O Ruído são todos os seus pensamentos ao mesmo tempo, misturados, sem filtro. Suas verdades, mentiras, coisas banais e coisas sérias... E todos sabem o que você está pensando. E é como se esse ruído gritasse e denunciasse sua presença, o que atrapalha muito os protagonistas da história, já que ela tem cenas de fuga. Já podem imaginar o que vem por aí!
Acho que a questão do Ruído foi o que mais me assustou ao mesmo tempo que chamou atenção. Sou daquele tipo de pessoa que evita pensar em um assunto perto de outra porque tem medo que a outra "escute o pensamento". Não sei se acontece com vocês, mas comigo é assim. Pensar em um mundo onde todos sabem o que o outro pensa... É completamente assustador. Mas mesmo assim, você vê que os personagens desenvolveram formas de esconder pensamentos dentro de seu próprio Ruído. A ideia geral é muito interessante e bem explorada pelo autor do livro, não há furos.
Viola e Manchee, os outros personagens do livro, são maravilhosos. Sério! Eu me apaixonei pelos dois - principalmente pelo segundo, um cachorro muito leal e esperto. Ao mesmo tempo que convivemos com esses dois, temos personagens cuja loucura e obsessão é desesperadora e assustadora. 
A narrativa de Patrick Mess faz parecer que você está dentro da mente de Todd, acompanhando os pensamentos dele. Em alguns momentos, o personagem se dirige diretamente à você, como se sentisse sua presença na mente dele. Em outras, é uma torrente de imagens e pensamentos que jorram como uma torneira.
Não se assuste com alguns erros de concordância e grafia. Está tudo explicado na nota do editor ao início do livro e foi intencional para reproduzir o falar coloquial de alguns personagens, porque tirando essas coisas propositais, a revisão do livro está ótima, assim como a diagramação. Preciso dizer que o livro é recomendado? Preciso do segundo !

0 opiniões:

Postar um comentário