segunda-feira, 29 de agosto de 2011

RESENHA: O Motivo - Patrick Ness (Livros, Músicas e coisas Fúteis)

Olá pessoal!
A resenha de hoje é do blog Livros, Músicas e coisas Fúteis, que resenhou O Motivo!



23826628_4Titulo Original: The Knife of Never Letting Go
Autor(a): Patrick Ness
Editora: Pandorga
N° de páginas: 437
Nota: ♥♥♥♥
Sinopse: Todd Hewitt é um garoto de doze, o último menino de Prentissburgo, uma cidade de homens, Ele vive em um mundo cheio de "ruído" em que os pensamentos privados de todo homem e animal são audíveis. Em um mês ele estará com treze anos e será um homem. Mas a cidade está mantendo segredos para ele, segredos que vão força-ló a fugir do prefeito e dos homens de Prentissburgo junto com seu cachorro e a primeira garota que ele já conheceu. A cada pagina o leitor ficará cada vez mais ligado á Todd e Viola com sua historia de amizade e sentirá afeição genuína por Manchee cão e ajudante de Todd, cujo comportamento é hilário e comovente. Na sua essência, é uma historia sobre um garoto forçado a crescer rapidamente em um mundo de ruínas em loucura e armado apenas com sua convicção de fazer a coisa certa para ajudá-lo a sobreviver. Todd vive em um mundo onde um germe matou todas as mulheres, um germe que deixou os homens loucos, o germe que significou o fim dos spackles quando a loucura dos homens colocou as mãos numa arma.

Todd Hewitt está prestes a se tornar um homem com a chegada do seu aniversário de 13 anos. Ele é o último garoto de Prentissburgo e quer se tornar um homem o mais rápido possível para ser igual aos outros homens. Sua cidade é a última cidade sobrevivente de uma guerra contra os spackles, os habitantes nativos do planeta.Todd foi criado por Ben e Cillian, que se tornaram seu pais adotivos. Todos eles são obrigados a conviver com o Ruído, que são os pensamentos dos homens, e ninguém pode ter segredos.



Sou Tood Hewitt, penso com os olhos fechados. Tenho doze anos e doze meses de idade. Moro em Prentissburgo, no Novo Mundo. Vou me tornar um homem em exatamente um mês.



Até que um dia ele encontra um silencio "ensurdecedor". Um buraco no ruído, que ele nunca tinha ouvido antes. É quando ele conhece Viola, a primeira "mulher" que ele já viu na vida. Viola é uma viajante que, quando chega ao Novo Mundo, percebe que tudo o que ela imaginava era diferente.



Aaron é o "pregador" de Prentissburgo e, mesmo tendo uma atitude de louco, ele é levado a sério em tudo o que diz. Tem um interesse especial em Todd, mas logo de início percebe-se não ser um interesse bom. Outro no qual temos que ficar de olho é o prefeito da cidade, que sempre repete seu mantra para encobrir o que ele tem em seu ruído.



Manchee é o cachorro super companheiro de Todd, o melhor amigo que sempre está com ele em todas as horas. Quando Todd é atacado ele ajuda, ou quando Todd apenas precisa de alguém do seu lado, Manchee está lá.



Mas Prentissburgo esconde segredos, os quais com o passar do tempo Todd vai descobrindo, e percebe que tudo o que lhe contaram não passa de uma grande mentira. Ele vai crescendo e virando um homem de verdade, vendo como é realmente o Novo Mundo e toda a crueldade por trás dele.



O Motivo é o primeiro livro da série Mundo em Caos. Quando eu li a sinopse, fiquei interessada em saber do que se tratava, mas nunca achei que poderia ler tão rápido. Um livro intrigante, que faz você sentir raiva, tristeza e alegria em alguns momentos, ainda mais quando Manchee está envolvido.



Quando conheci o livro, não sabia que se tratava de ficção cientifica. Só fui saber depois de terminei de ler, mesmo já tendo desconfiado. Confesso que foi o primeiro livro do gênero que pude ler, pois nunca me interessei muito. Mas O Motivo me deu um gás e quero muito ler outros livros desse mesmo gênero.



Tood, Viola e Manchee são personagens incríveis! Fiquei admirada o livro todo com a força e a coragem que eles tinham. Ben também foi uma das minhas paixonites, um cara muito legal, que representou um pai para Todd. De Cillian já não gostei muito, achei ele muito seco, mas no decorrer da história entendemos o porquê.



Post na Íntegra


P.S. Texto revisado, original leia "Post na Íntegra"

0 opiniões:

Postar um comentário