segunda-feira, 10 de outubro de 2011

RESENHA: O Motivo - Patrick Ness (It Cultura)

A resenha de hoje é do blog It Cultura, confiram:



O Motivode Patrick Ness
Livro 1 da Série Mundo em Caos
Título Original: The Knife Never Letting Go
Editora: Pandorga
Número de páginas: 437
ISBN: 9788561784119
Onde comprar: Walmart (R$22,41)
Todd Hewitt é um garoto de doze, o último menino de Prentisstown, uma cidade de homens. Ele vive em um mundo cheio de “ruído” em que os pensamentos privados de todo homem e animal são audíveis. Em um mês ele estará com treze anos e será um homem. Mas a cidade está mantendo segredos para ele, segredos que vão forçá-lo a fugir do prefeito e dos homens de Prentisstown junto com seu cachorro e a primeira garota que ele já conheceu. A cada pagina o leitor ficará cada vez mais ligado á Todd e Viola com sua historia de amizade e sentirá afeição genuína por Manchee cão e ajudante de Todd, cujo comportamento é hilário e comovente. Na sua essência, é uma historia sobre um garoto forçado a crescer rapidamente em um mundo de ruínas em loucura e armado apenas com sua convicção de fazer a coisa certa para ajudá-lo a sobreviver. Todd vive em um mundo onde um germe matou todas as mulheres, um germe que deixou os homens loucos, o germe que significou o fim dos spackles quando a loucura dos homens colocou as mãos numa arma. O livro é dirigido a jovens adolescentes, recomendado aos leitores a partir de 13 anos, mas também com apelo muito forte para adultos.
Classificação
Assim que terminei de ler as últimas palavras do livro, minha vontade era de matar o autor por ter terminado com aquele final e me deixar na ânsia maior do mundo para ler o segundo livro. Mas, claro, só farei isso quando ele escrever a série completa. rs
Não se assustem, eu não sou má. Isso foi apenas uma brincadeirinha (jura, May?), mas que ele me deixou maluca com o final e mais ainda para saber o que vai acontecer, ah, sim, deixou. A começar por isso, eu já faço a indicação dessa leitura.
Futuro distópico e totalmente desconhecido. Onde estão as mulheres de Prentissburgo? Por que eles podem ouvir os pensamentos um do outro. Ruído constante para evitar que escutem. Que silêncio é esse?
Para o garoto Todd, o último da colônia que está prestes a completar 13 anos e se tornar um “homem” (detalhe para o fato que para eles o ano é formado por 13 meses), isso tudo já era normal, mas de alguma forma ele não acha que se encaixa ali. Algo está errado, um ruído está faltando naquela parte desconhecida, está tudo tão estranho… O Novo Mundo é apenas esse, tão pequeno e limitado? Uma vila formada por poucos homens. Quando eles chegaram alí, as mulheres ainda existiam. O futuro era uma promessa. Então surgiram os spackles, invasores malvados que trouxeram com eles o tal germe, matando todas as mulheres e deixando os pensamentos à deriva para quem quisesse ouvir.
- A linguagem, jovem Todd – ele diz -, nos cega como prisioneiros numa corrente. Você não aprendeu nada na sua igreja, menino? – e diz seu sermão mais famoso: – Se um de nós cair, todos nós cairemos.
Para salvar o jovem, Ben e Cillian, por quem ele foi criado, mandam-no ir embora imediatamente, sem explicação alguma, deixando-o totalmente confuso e perdido mas ele segue o conselho e aí começa sua corrida junto com seu cachorro Manchee – que é o cachorro mais fofo de todos! Me apaixonei bastante pelo personagem. Ah, não somente os pensamentos humanos podem ser ouvidos, os dos animais também!
Nesse meio tempo ele encontra uma garota (!) chamada Viola… aquele vazio… aquele silêncio, e assim ele vai descobrindo cada vez mais coisas que eram escondidas pelos homens de Pretinssburgo. E eles correm, correm, correm… E envolvem o leitor de uma forma incrível, causando ânsia, medo, risada, alegria, tensão, esperança. A narrativa é de tirar o fôlego, ágil e não te dá tempo de respirar, assim como os personagens principais.
Alguns humanos desse Novo Mundo são bem estranhos e até agora eu me questiono “que lugar é esse?”. Patrick mostra uma realidade que se adequa a essa distopia; em um lugar desconhecido, com colônias dispersas, recomeço sem muitas garantias, rivalidades e novos costumes; quem se adaptaria facilmente a isso? Quem seria o normal e o anormal, o certo e o errado?
Ele olha pro céu e pro cemitério ao nosso redor e pro rio e pra estrada lá embaixo.
- Tudo neste planeta conversa entre si – ele diz. – Tudo. É o Novo Mundo. Informação o tempo todo, nunca para, você querendo ou não. Os spackles sabiam disso, e evoluíram com isso, mas nós não estávamos preparados. Nem de longe. E informação demais pode levar um homem à loucura. Informação demais se torna simplesmente Ruído. E nunca, nunca para.
Os personagens são tão fortes e carismáticos. Todd é um garoto que se desenvolve imensuravelmente mas sem deixar de transparecer seu lado infantil e inocente. Para mim, ele ainda era um garotinho até o final. A presença de Viola é também um ponto fortíssimo na história. Mas nada ganha da relação entre Manchee e seu dono. Com eles, eu ri e chorei. Os diálogos deles são hilários mesmo sendo simplórios, impossível não se apegar e se pegar rindo “sozinho”.

1 opiniões:

Pamela Chris disse...

Sinopse
A guerra dos três Reinos já preocupava Ana e sua mãe antes mesmo de David, um garoto do Reino inimigo, chegar. A partir daí Ana vê sua vida mudada. Juntamente com alguns amigos ela deve viajar entre os Reinos, mesmo com o perigo da guerra, e efetuar uma missão nobre. Uma missão que poderia trazer de volta a paz, a alegria que uma guerra de vinte anos tirou. Uma missão que uniria Milian novamente.
E Ana está disposta a isso, mesmo que signifique que ela pode não voltar viva.


Gostou? Então dá uma olhada no blog do livro: http://www.oreinodemilian.blogspot.com
;)
BJS

Postar um comentário