quinta-feira, 20 de outubro de 2011

RESENHA: Quase Mortos - Rook Hastings (Livros em Pauta)

Olá pessoal,
A resenha de hoje é do blog Livros em Pauta, confiram:





Quase Mortos
SINOPSE: Woodsville não é como as outras cidades. Lá a noite cai um pouco mais cedo, as sombras são mais escuras e mais densas, e todas as pessoas sabem que é um lugar onde coisas estranhas acontecem. Mesmo que elas não admitam isso. Bethan preferia estar em qualquer outro lugar, menos ali. Jay tinha suas teorias, mas ainda não estava pronto para compartilhá-las. Hashim via mais do que dizia, enquanto os demônios de Kelly eram mais de carne e osso mesmo. Mas o medo de Emily tirou-os da negação e fê-los ficar cara a cara com o sobrenatural. Em todos os outros lugares, as noites de sexta-feira eram noites de sair para namorar. Mas não em Woodsville...



RESENHA: Na cidade de Woodsville (Cidade dos Bosques), ou Weirdsville (Cidade Esquisita), como é mais conhecida, todas as pessoas vão para suas casas mais cedo. Os moradores da cidade sabem que há alguma coisa muito estranha e sobrenatural naquele lugar. Woodsville é a cidade em que mais ocorrem mortes acidentais em todo o país. Em todos os lugares os moradores têm a sensação de estarem sendo observados. Mas, quem mora na cidade prefere guardar suas suspeitas para si mesmo, acham que estão malucos ou coisa parecida, e assim a vida continua normalmente. Esquecendo essa bobagem de sobrenatural.
  Nesta mesma cidade, o Sr.Bacon tentava dar uma aula para seus alunos bagunceiros. Todos já tinham 15 anos, mas agiam como crianças. O assunto da aula era o livro "Hamlet", mas nada faziam os adolescentes prestarem atenção ao que o professor falava. E é aí que o Sr.Bacon fala sobre o principal assunto do livro, os fantasmas. Logo depois que o professor falou sobre isto, Jay, o nerd da sala, começa a dizer todas as suas ideias sobre o que são fantasmas, os vários tipos, etc. Kelly, a popular, a linda,a arrogante e malvada da escola, agradecia a Jay em silêncio. A aula estava um tédio, e ele a fez ficar um pouco melhor. Hashim, o belo e popular garoto do colégio, só queria estar fora daquela sala e jogar bastante futebol, o esporte no qual ele é imbatível. Bethan odiava aquela sala. Ela era muito inteligente, e amava artes. Livros, filmes, obras de artes, era com ela mesma. Mas, as pessoas da sua sala era um bando de bobões, e não sabia apreciar verdadeiramente o livro "Hamlet". E Emily, a esquisita e rejeitada de toda a escola, quebra seu silêncio e fala o que deixou todos espantados:


"Eu vi um fantasma, senhor - disse Emily. - Bem, não vi um, exatamente. Eu ouvi um. Pelo menos, acho que ouvi..."

  Um alvoroço está feito na sala de aula. O Sr.Bacon aproveita a situação e passa um dever de casa em grupo. Eles devem mudar as falas de alguma cena do livro "Hamlet" para a linguagem atual. E adivinhem qual o primeiro grupo a ser formado pelo professor? Sim, as cinco pessoas com personalidades mais diferentes do mundo, são postas no mesmo grupo, e elas são: Jay, Kelly, Hashim, Bethan e Emily. De inicio, nenhum deles aceitam participar, mas, ficam sem escolhas, e marcam o trabalho na casa de Bethan, naquela mesma noite.
  Já na hora do trabalho, tudo começa normalmente. Jay resolve quebrar o gelo da sala, e pergunta a Emily o que ela quis dizer quando disse que viu/ouviu um fantasma. A garota conta que ás vezes ela ouve estranhos gritos em sua casa, e até sente uma presença oculta onde mora. Ela desesperadamente pede ajuda a todos ali presentes. Ela não aguenta mais o fantasma que a assombra quase todas as noites. E quer se livrar imediatamente dele. 
  Estranhamente, todos aceitam tentar capturar o fantasma. Mas, nenhum deles está realmente ajudando Emily. Cada um tem suas razões para participar dessa caçada.
  Jay quer provar sua teoria sobre universos paralelos. Bethan quer escrever uma matéria sobre o assunto para o jornal local, pois seu sonho é ser jornalista. Hashim quer ter certeza se ele vê mesmo fantasmas. Já faz alguns meses que ele vem vendo pessoas que ninguém mais enxerga. Ele acha que está ficando louco, e só indo na casa de Emily para ter certeza. Kelly só vai nessa caçada maluca, pois a casa da estranha garota é o único lugar seguro para ela. Seu irmão matou um garoto da gangue do Carter, e agora Carter quer matar Kelly, e só está esperando a oportunidade certa. Então, ninguém pensará que ela está na casa da garota esquisita.
  Todos comparecem na moradia de Emily, e assim começam as investigações. Nas primeiras horas, nada parece acontecer, mas, depois estranhas coisas acontecem. E eles têm a prova de que o fantasma é real.
  O que antes era algo do interesse de cada um, se tornou algo que todos queriam. Quem era o fantasma? O que ele queria? E porque estava assombrando a pobre Emily? O grupo queria derrotar o fantasma.
  Um laço de amizade se forma entre eles, e os mesmos vêem que todos têm várias coisas em comum entre si.
  Mas, o que está à espreita em Woodsville não é apenas um "fantasminha que gosta de assustar", é algo vem se desenvolvendo a anos, e agora vai estourar de vez. Será que cinco jovens do subúrbio darão conta disso tudo?


***

  Antes de ler esse livro, todos devem saber que não se trata de um romance sobrenatural, e que devem estar preparados para muitas surpresas, suspense e terror. Esse foi o primeiro livro que tive medo até de ficar em um cômodo sozinho.
  Mas, não pensem que o livro é só terror. Nele encontramos aventura, ação, e uma linda lição de amizade.
  Se forem ler o livro, devem estar com o dia livre, pois quando começar a ler não irão parar até chegar à última folha. Ah, e essa última folha vai fazer você roer as unhas de ansiedade pela continuação (pelo menos é assim que estou). Aplaudo de pé a escrita da autora, ela fez o livro ter todos os bons elementos que um ótimo livro precisa ter.
  Os personagens são totalmente envolventes. Vemos a evolução de cada um no decorrer dos capítulos. Tenho que dizer que minha personagem favorita foi a Kelly. No começo ela é uma chata, mas depois vemos que ela tem um ótimo coração. Para quem já leu House of Night, vai encontrar certas semelhanças entre a Kelly e a Aphrodite. Fiquei muito feliz quando soube que o livro tem uma continuação, quero muito ver esses personagens novamente. 
  O único ponto negativo foi a capa. Apesar de ela ser bonita, não chega nem perto da emoção que a história me deu.  
  O livro é recomendadíssimo, se tornou um dos meus favoritos. Esta é uma leitura obrigatória para quem gosta de terror, mistério e surpresas a cada instante.  

0 opiniões:

Postar um comentário