terça-feira, 16 de agosto de 2011

RESENHA: Cante Para Eu Dormir – Angela Morrison (Minha vida por um Livro)

Olá pessoal,
Hoje trago uma nova resenha do livro Cante para eu Dormir, outra resenha maravilhosa desta vez do blog Minha Vida por Um Livro, confiram:


Autora: Angela Morrison
Editora: Pandorga
Páginas: 353
Lançamento: Julho de 2011
Classificação MVL


Cante para eu dormir revelará a dura realidade da vida, a energia firme da amizade e mostrará que o verdadeiro amor transcende tudo. O livro conta a história de Beth, uma garota que sofre bulling e passa toda sua infância sendo rejeitada por sua aparência. As únicas pessoas a aceitá-la são sua mãe e seu melhor amigo, Scott. Mas tudo isso fica para trás quando ela é convidada para ser a solista coro de meninas de Ann Arbor e recebe a transformação que lhe dará a oportunidade de conhecer um amor que vai além de tudo, até mesmo da própria vida. Derek é tão lindo, tão doce, tão fantástico que Beth acha que não o merece, mas quer experimentar, mesmo estando a milhas de distância. Porém, existem segredos não revelados entre eles. A história reúne as mais profundas emoções humanas: decepções, tristezas, alegrias, amores e paixão, muita paixão, que ficará gravada em cada coração por muito tempo, mesmo depois do término da leitura.
.
Angela Morrison faz poesia em prosa. Suas palavras, frases e diálogos são hipnotizantes. Já conhecia o poder de sua escrita, então não foi uma surpresa encontrar uma leitura maravilhosa, intensa e nostálgica. Tive o prazer de conhecer a Senhora Morrison por sua outra obra, ainda não publicada no Brasil, “Taken by Storm” e me encantei imediatamente pela forma como ela expressa as emoções de seus personagens.

Em “Cante para eu dormir” o leitor é apresentado ao mundo de uma menina que carrega a cruz de uma pele com erupções, cabelos crespos e óculos gigantescos. Seus colegas de Escola a apelidam cruelmente de “A Fera” e se divertem a humilhando de formas diferentes. Beth está conformada com sua falta de atrativos físicos e encontra na música o refúgio perfeito. Ela também tem um melhor amigo, alguém que alivia o peso de ser a aberração local. Sua vida muda completamente quando é eleita a nova solista de seu coral. Scott começa a demonstrar sentimentos por ela, suas amigas do coral reformulam sua aparência e, ao viajar para uma competição na Suíça ela conhece Derek. De repente ela não é mais “A Fera” e sim desejada por dois garotos atraentes, cada um com suas qualidades, ela pode escolher apenas um dos dois. Contudo, o destino prega peças e talvez essa escolha não esteja em suas mãos.

Beth é uma protagonista incrível. A força de suas emoções é tão poderosa, tão absorvente, que eu podia ouvi-la gritando em minha cabeça. Sua baixa auto-estima, sua sensibilidade, seu sofrimento são marcantes. Eu pude me identificar profundamente com seus dilemas, medos. Ela é completamente inconsciente de seus atrativos. Como um cachorrinho que foi vítima de abusos, ela anda com os ombros baixos, os olhos no chão. E o que é o Bullying, se não uma forma violenta de abuso psicológico? As marcas que deixa na vida de um adulto são destrutivas para a independência, a autoconfiança. E falo como alguém que experimentou tal tratamento. Beth não acredita em si mesma, mas sabe que sua voz é privilegiada. E é justamente em sua voz que está a sua salvação. É verdadeiramente lindo observar a forma como a personagem evolui, descobrindo a si mesma.

Eu sou apaixonada por música. Mas, como a maior parte das coisas em minha vida, é uma paixão arrebatadora, intensa. Frequentemente choro ouvindo canções, e costumo cantar, minha família inteira se dedica à música. Foi um bônus incrível encontrar tantas citações de composições, personagens cantores, Beth chora ao cantar em um momento do livro, toda essa intensidade, emoção, toca o que há de mais essencial em mim. E é justamente o que procuro em uma leitura.

Em nível de triângulo amoroso, esse livro tem um dos mais fascinantes e intrincados que já li. De um lado temos Scott, o amigo, alguém com quem Beth compartilha sua história, o cara que gostou dela mesmo quando ela era a “fera”. O outro na equação é Derek, intenso, misterioso, e aquele que desperta paixão em Beth. É uma escolha injusta, já que eu poderia vê-la feliz com ambos os personagens. Mas admito que me encantei especialmente por Derek.

O desenrolar de certos eventos, o segredo que Derek guarda, tudo isso me feriu profundamente. Entretanto, ao terminar o livro senti aquela faísca gostosa no corpo,na mente,que só uma boa leitura proporciona.

Temos planos para as nossas vidas, alguns de nós planejam cuidadosamente cada passo. Mas o destino, Deus, a sorte...dependendo das crenças de cada um,têm seu próprio jeito de organizar as coisas. Angela Morrison escreve de forma abençoada e carrega uma qualidade singular, bela. “Cante para eu dormir” é sobre estes acasos que nos fazem amar, sofrer,e crescer. Uma estória divina,que é capaz de tocar a alma dos leitores de forma inesquecível.


Sou uma sombra. Sobras. Faminta e ávida, querendo mais do que ele está preparado para dar. Com medo de dar o que ele quer.
 Devia ser fácil. A maioria dos garotos ia simplesmente querer meu corpo e pronto. Usar-me e dar  o fora,como meu pai biológico fez com a mamãe. Tudo o que Derek quer é cantar comigo. Ele está em um plano de existência totalmente diferente. Se isso tivesse a ver com sexo, seria muito fácil.
Mas não é o que ele quer.
Ele quer minha alma.

Confiram o Post na Íntegra>>> 

1 opiniões:

Gleyca disse...

Eu sigo o blog Minha Vida por um Livro (MVL) e já tinha lido a resenha.
Realmente ficou muito boa e me deixou com muita vontade de ler o livro!

Parece muito bom! E a capa ficou linda =]

Postar um comentário